Após 6 dias parada, saga da megacarga é retomada pela BR-365; saiba como se programar
11/12/2025
(Foto: Reprodução) Megacarga com moinho deve passar por Uberlândia
Após passar seis dias estacionada no km 514 da BR-365, em Monte Carmelo, a saga megacarga foi retomada pelas cidades do Triângulo e Alto Paranaíba. A carreta especial de 123 metros de comprimento, transportando uma peça industrial que totaliza 636,5 toneladas começou a percorrer um trecho de 70 quilômetros do posto de combustíveis Forte Petro até Araguari, nesta quinta-feira (11).
Por volta das 10h30, o comboio estava parado no Posto Santa Fé, em Estrela do Sul, para liberar o tráfego na BR-365. Após a liberação, a megacarga deve seguir viagem, provocando novas interdições temporárias ao longo do trajeto. A informação foi confirmada pela concessionária que administra o trecho, a EPR Triângulo.
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A concessionária alerta os usuários para que programem sua viagem de acordo com o cronograma, pois será necessário realizar duas interdições, a partir das 8h, com um desvio de tráfego programado. Em caso de condições climáticas adversas, a operação poderá ser suspensa. Veja o cronograma abaixo.
“A EPR Triângulo e a PRF estão empenhadas em garantir que esta operação transcorra com muita segurança. Reforçamos aos nossos usuários a importância de se programarem e respeitarem as ordens de paradas das nossas equipes, no intuito de mantermos uma convivência segura no trânsito”, afirmou o gerente de Operações da EPR Triângulo, Fábio Schoba.
Após percorrer 70 km em 8 horas, a megacarga chegou ao Triângulo Mineiro, fazendo nova parada em Indianópolis. De acordo com a EPR, se as condições do tempo forem favoráveis, a previsão é que a megacarga chegue em Uberlândia na sexta-feira (12).
Megacarga ficou 6 dias parada devido as condições do tempo
ERP Triângulo/Divulgação
Sugestões aos usuários
Para garantir a segurança da operação e dos usuários da BR-365, serão implantados bloqueios na rodovia, com duração média de 1h. Após a chegada em pontos de parada, as pistas serão liberadas para completo escoamento do tráfego por mais 1h.
O primeiro bloqueio tem início programado para as 8h, entre os quilômetros 514 e 540. Neste trecho, o tráfego nos sentidos será desviado pelas rodovias MG-190 e LMG-782. Para concluir o trajeto, o usuário deve:
Para seguir sentido Patrocínio
Seguir pela MG-190 até o entroncamento com a LMG-782
Seguir pela LMG-782 até o entroncamento com a BR-365
Seguir sentido Patrocínio.
Para seguir sentido Uberlândia
Seguir pela LMG-782 até o entroncamento com a MG-190
Seguir Pela MG-190 até o entroncamento com a BR-365
Seguir sentido Uberlândia
Outra interdição total está prevista para às 11h, do quilômetro 541 até o 585 (desativado).
O cronograma pode sofrer alterações em função das condições climáticas ou eventuais ajustes necessários durante o trajeto. A previsão é que a carga fique estacionada no quilômetro 585 para pernoite. A operação será retomada na sexta-feira (10), a partir das 8h, conforme definido em cronograma da PRF.
Rotas alternativas
Durante as interdições, as rodovias MGC-452 e MGC-462 podem ser utilizadas como rotas alternativas pelos usuários. Confira os trajetos:
Saída de Uberlândia
MGC-452 até Perdizes
MGC-462 até Patrocínio
Saída de Patrocínio
MGC-462 até Perdizes
MGC-452 até Uberlândia
comboio carreta carga alto paranaíba 354 365
PMRv/Divulgação
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Rota da carga
O transporte começou no dia 9 de outubro pela BR-381 (Fernão Dias), seguiu pela BR-354 e MG-170 e avançou pela BR-262. Em seguida, desviou a rota pela MGC-354 até Patos de Minas, onde entrou na BR-365.
A peça tem como destino a fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO). A chegada está prevista para o início de janeiro de 2026, podendo haver ajustes conforme condições da rota.
Orientações aos motoristas
A concessionária reforça aos condutores a importância de não fazerem ultrapassagens arriscadas, reduzir a velocidade ao se aproximar do comboio, respeitar todas as orientações das equipes de tráfego e planejar o deslocamento considerando horários alternativos.
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