Baianas Ozadas, Xamã, Michel Teló, Luísa Sonza e Me Deixe! agitam foliões nesta segunda-feira de carnaval em BH
16/02/2026
(Foto: Reprodução) Bloco Baianas Ozadas fazem tradicional lavagem da escadaria da Igreja São José, em BH
A segunda-feira (16) de carnaval começou com tudo em Belo Horizonte. O bloco Baianas Ozadas fez a tradicional lavagem da escadaria da Igreja São José, na Avenida Afonso Pena, no Centro da cidade.
O bloco do rapper Xamã levou uma multidão às ruas na Savassi, na Região Centro-Sul de BH, reunindo fãs e foliões ao som dos principais sucessos do artista. Mais tarde, foi a vez de Michel Teló agitar o público, na Pampulha, e de Luísa Sonza lotar a Avenida Brasil.
Teve também muita música boa com os blocos Me Deixe! e Ziguiriguidum.
AO VIVO: acompanhe a Praça Sete 24 horas por dia pelo g1 no carnaval
MAPA INTERATIVO: navegue pela ferramenta do g1 e escolha seu bloco
GALERIA DE FOTOS: veja imagens da segunda-feira de folia em BH
Bloco do Malvadão
Carnaval 2026 em BH: Xamã no bloco do Malvadão arrasta foliões na Savassi, em BH nesta segunda-feira (16)
Flávia Ayer/ TV Globo
O rapper Xamã mostrou que estava à vontade no carnaval de Belo Horizonte. Durante o desfile do bloco do Malvadão, nesta segunda-feira, ele surgiu com um novo visual para a folia, com o cabelo platinado, tirou os sapatos, ficou sem camisa e agitou os fãs com repertório que foi do rap ao axé.
Do alto do trio na artista puxou a multidão com sucessos como Malvadão 3 e Leão, além de versões e mashups que mantiveram o público cantando e dançando do início ao fim.
Em entrevista à TV Globo, o cantor destacou a relação especial com a capital mineira.
“Sempre tivemos essa conexão com BH. O bloco do Malvadão teve algumas edições, como em Salvador, no Rio, mas em BH é sempre uma edição especial”, afirmou.
Carnaval 2026 em BH: rapper Xamã agitou foliões nesta segunda-feira (16) de carnaval em BH
Flávia Ayer/ TV Globo
Baianas Ozadas
Carnaval 2026 em BH: integrantes do bloco Baianas Ozadas iniciam cortejo com lavagem da escadaria da Igreja São José, em BH, nesta segunda-feira (16)
Guilherme Pimenta/ TV Globo
A cerimônia, que teve início antes do início do cortejo do bloco, às 8h, é inspirada na histórica Lavagem da escadaria do Bonfim, que acontece em Salvador, na Bahia. Com o tema "Da Bahia a Minas - Encontro Marcado", o desfile marca os 14 anos de história do bloco que reforça a relação cultural e afetiva entre os dois estados.
O grande homenageado este ano é cantor Serginho Marques, fundamental na difusão do Axé Music em Minas Gerais desde os anos 1980. Diagnosticado há quatro anos e meio com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) o artista participa do desfile e canta a releitura de "Taba", clássico do Axé Music lançado em 1987 por Ricardo Chaves, com arranjo inédito.
Sertanejinho do Teló
Michel Teló canta no Carnaval de Belo Horizonte
TV Globo/ Reprodução
O cantor Michel Teló também movimentou o carnaval de Belo Horizonte, no início da tarde desta segunda-feira. O bloco Sertanejinho do Teló arrastou foliões no entorno do Mineirão, na região da Pampulha.
Teló levou ao público músicas do sertanejo raiz e universitário associadas à batida do carnaval, com arranjos adaptados para o trio elétrico.
Em reportagem à TV Globo, o artista comentou que "é muito especial voltar para Belo Horizonte". "É uma cidade muito querida, o público sempre me trata com muito carinho", disse.
Bloco dos Gêmeos com Luísa Sonza
Carnaval 2026 em BH: Luísa Sonza canta para multidão de foliões
TV Globo/ Reprodução
A cantora Luísa Sonza levou uma multidão para a Avenida Brasil, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (16).
Imagens do Globocop mostraram a avenida tomada por foliões para acompanhar a cantora, conhecida por hits como "Modo Turbo", "Cachorrinhas", "Braba" e "Sentadona".
Luísa participou do Bloco dos Gêmeos, criado com a ideia de levar artistas populares ao carnaval de rua de BH.
Bloco Ziguiriguidum
Carnaval 2026 em BH: desfile do Bloco Ziguiriguidum
Gledston Tavares
O bloco Ziguiriguidum desfilou na Avenida Amazonas, no Centro de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira, com uma homenagem a Gilberto Gil.
O trio elétrico do bloco teve um problema com o gerador de energia, mas a bateria manteve a animação dos foliões.
Me Deixe!
Lys do bloco Me Deixe! em BH
Renata do Carmo/ TV Globo
Com a proposta de promover um encontro de música, cor e energia, o bloco Me Deixe! não deixou ninguém ficar parado na Savassi, na Região Centro-Sul de BH.
A cantora Lys comandou a festa com muito axé e MPB, emendando um sucesso atrás do outro, como "Faraó", "Praieiro" e "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)".
Zé Felipe
Zé Felipe no trio agita foliões na Pampulha, em BH.
Larissa Bernardes/TV Globo
Zé Felipe animou os foliões em ritmo sertanejo na tarde desta segunda. O trio, que estava previsto para sair às 15h, deu partida por volta das 16h, na Avenida Abrahão Caram, na Pampulha.
Ao dar início ao show, Zé Felipe disse que tem um carinho especial por Belo Horizonte.
"Quando a gente chega em BH, a gente se sente em casa. Nasci em Goiânia, mas parte da minha vida foi aqui em BH".
O cantor Iniciou a carreira musical ainda jovem, mas ganhou projeção nacional a partir de 2020, com sucessos como "Toma Toma Vapo Vapo", "Malvada” e “Revoada no Colchão”.
Mapa interativo
📣 Vai para o bloco? Para você não perder nenhum cortejo do carnaval de Belo Horizonte, o g1 preparou um mapa interativo completinho com os blocos de rua que vão desfilar até 22 de fevereiro.
Também foi preparada uma tabela onde o folião pode fazer buscas por nome do bloco, dia, horário e local.
Navegue pela tabela, filtrando as informações por nome, data, horário ou local do bloco: