Mapa da violência: veja causas, dias e onde foram registrados crimes violentos em Uberlândia e Uberaba em 2025
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Homicídio registrado no Bairro Canaã, em Uberlândia, em agosto de 2025
João Ricardo Camilo/TV Integração
Armas de fogo, ameaças e dinheiro formam o pano de fundo da maioria dos crimes violentos, que se concentram principalmente à noite e atingem seu pico às quintas‑feiras em Uberlândia e às segundas-feiras em Uberaba. Este é o cenário das duas principais cidades do Triângulo Mineiro, segundo o Painel de Crimes Violente do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais.
Os dados revelam um padrão nas duas cidades: em cerca de um terço das ocorrências há o uso de armas de fogo, enquanto a vantagem econômica aparece como motivação em mais da metade dos casos, indicando ações marcadas pela busca por dinheiro, por meio de pressão e intimidação, em momentos em que as cidades desaceleram e a vigilância diminui.
Em ambas cidades do Triângulo Mineiro, o roubo é o crime violento mais registrado em 2025, sendo equivalente a 68% dos crimes em Uberlândia e 56% dos registros violentos em Uberaba.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp
Os dados também desenham um mapa revelando como a criminalidade se espalha bairro a bairro em Uberlândia e Uberaba. O levantamento permite visualizar os locais com maior concentração de ocorrências (exceto crimes sexuais), evidenciando territórios onde o risco é mais alto e onde moradores convivem com a violência de forma recorrente, uma espécie de radiografia urbana que transforma estatísticas em realidade cotidiana. Veja abaixo:
Uberlândia
Uberlândia foi a 3ª cidade mais violenta de Minas Gerais em 2025, atrás de Belo Horizonte, e Contagem. Ao todo, a cidade registrou 1.281 crimes violentos, o menor número de ocorrências desse tipo, desde 2012, ano a partir do qual as informações estão disponíveis para consulta pública.
Cenário predominante em Uberlândia em 2025:
🟣 Possível causa do crime: vantagem econômica (68,22%);
🔵 Meio da ação do crime: armas de fogo (35,2%) e ameaça (18%);
🟢 Turno do dia: noite (40,2%);
🟡 Dia da semana: quinta-feira (16,24%);
🔴 Local do crime: via pública (58,55%).
Esse cenário quase não foi alterado ao longo da série história divulgada pela Sejusp. Em 2012, motivação financeira, armas de fogo, período da noite, em via pública também encabeçavam o cenário de crimes violentos em Uberlândia. A única modificação ocorreu no dia da semana predominante, que era sábado.
Em Uberlândia, os locais com mais ocorrências de crimes com violência em 2025 são o Bairro Santa Mônica e o Centro. Confira no mapa abaixo as localidades da cidade que registaram a partir de 15 ocorrências no ano.
Crimes violentos em Uberlândia em 2025
Uberaba
Uberaba foi a 6ª cidade mais violenta de Minas Gerais em 2025, atrás de Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim e Ribeirão das Neves. Ao todo, a cidade registrou 602 crimes violentos, o menor número de ocorrências esse tipo, desde 2012.
Cenário predominante em Uberaba em 2025:
🟣 Possível causa do crime: vantagem econômica (52,8%);
🔵 Meio da ação do crime: armas de fogo (23,6%) e ameaça (16,11%);
🟢 Turno do dia: madrugada (30,73%) e noite (29%);
🟡 Dia da semana: segunda-feira (17,11%);
🔴 Local do crime: via pública (53%).
Esse cenário também quase não foi alterado ao longo da série história. Em 2012, motivação financeira, armas de fogo, durante a noite, em via pública também encabeçavam o cenário de crimes violentos em Uberaba. A única modificação, assim como Uberlândia, ocorreu no dia da semana predominante. Em 2012, segunda-feira e sexta-feira eram os dias com mais registros.
Em Uberaba, os locais com mais ocorrências de crimes com violência em 2025 são a Zona Rural Leste - onde está o distrito de Peirópolis, ponto turístico conhecido pelo Museu dos Dinossauros - e o Bairro Nossa Senhora da Abadia. Confira no mapa abaixo as localidades da cidade que registaram a partir de 10 ocorrências no ano.
Crimes violentos em Uberaba em 2025
Assista: Lei aumenta penas para crimes sexuais; Uberlândia registra mais de 90 casos
Leia também:
PM ferido por porta de viatura durante abordagem em MG recebeu 5 pontos na cabeça
Homem destrói portão de motel para não pagar conta de R$ 900 e deixa pai e garota de programa para trás
Assista: Pedestres enfrentam violência nas ruas de Uberlândia
Pedestres enfrentam violência nas ruas de Uberlândia
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas